Postado por: Jose Ronaldo Cerqueira 13 de Março de 2014, 12:19

Explosão em Nova York faz 2 prédios desabarem e deixa 3 mortos

Explosão em Nova York faz 2 prédios desabarem e deixa 3 mortos
EFE-O desabamento de dois prédios devido a uma explosão provocada por um vazamento de gás no bairro do Harlem, em Nova York, deixou nesta quarta-feira pelo menos três mortos, nove desaparecidos e mais de 20 feridos, dois deles em estado muito grave. A prefeitura anunciou no fim da tarde que o número de mortos subiu para três e que o total de desaparecidos chega a nove. A única vítima morta identificada até agora se chavava Griselda Camacho. Bombeiros trabalham para conter o incêndio após uma explosão causada por um vazamento de gás nesta quarta-feira em Nova York. EFE Bombeiros trabalham para conter o incêndio após uma explosão causada por um vazamento de gás nesta quarta-feira em Nova York. EFE "A tragédia foi originada por uma explosão de gás", disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva no local do acidente. A explosão aconteceu por volta das 9h30 locais (10h30 de Brasília) no coração do Bairro Latino do Harlem, apenas 15 minutos depois que um morador de um edifício próximo ligou para a empresa ConEdison para alertar sobre um forte cheiro de gás na região. Nos dois edifícios que desabaram viviam 15 famílias, e passadas as 15h locais, as autoridades continuavam sem ter notícias de várias pessoas, segundo fontes da polícia citadas no site do jornal "New York Post". Foi confirmado que duas das três vítimas que morreram eram mulheres, e que dos 22 feridos, dois estão em estado crítico, segundo os bombeiros. De Blasio disse que as autoridades buscariam entre os escombros outras possíveis vítimas assim que o incêndio que aconteceu por causa da explosão fosse definitivamente controlado. Por sua vez, o chefe dos bombeiros, Salvatore Cassano, afirmou que se as primeiras equipes tivessem chegado ao local "cinco minutos antes", então "agora talvez" teria que falar em mortes entre os bombeiros. "Estava na sala quando senti uma forte explosão e então os vidros das janelas explodiram. Logo depois fui ao quarto e tinha aconteciado o mesmo", relatou à Efe uma mulher dominicana que vive em um edifício vizinho. A mulher explicou que, pouco depois, ela e os outros moradores de prédios próximos foram retirados de casa e que ainda não sabiam quando poderão voltar. A explosão aconteceu em frente a uma linha férrea de trens urbanos, onde caíram alguns escombros, o que obrigou as autoridades a suspender o serviço que liga Manhattan aos subúrbios do norte da cidade até segunda ordem.

Postado por: Flaviano Mendes 08 de Março de 2014, 20:19

Aposentado dado como morto chega no meio do próprio velório em Vitória da Conquista

Aposentado dado como morto chega no meio do próprio velório em Vitória da Conquista
O velório seguia lotado e já estava perto do fim quando o aposentado João Marcos Ribeiro, 60 anos, que todos pensavam estar dentro do caixão, apareceu para espanto de todos. A confusão que fez toda a família do aposentado velar o corpo de outra pessoa começou na noita de sexta (7) e só chegou ao fim na tarde deste sábado (8), em Vitória da Conquista. "Estava todo mundo triste, achando que ele estava morto, quando meu irmão chegou trazendo meu pai. Foi mais choro ainda", contou ao Correio24horas o auxiliar de serviços gerais Geraldo Ribeiro, filho do falso morto. "Bem que a gente desconfiou que o homem que estava no caixão tinha um sinal no rosto. Pai nunca teve sinal nenhum", disse aliviado. A confusão aconteceu depois que um homem foi atropelado próximo ao shopping Conquista Sul na tarde de sexta-feira (8) e todos pensaram se tratar do seu João. Um dos filhos dele chegou a ir ao Instituto Médico Legal (IML) para reconhecer o corpo, mas o local já estava fechado. Seu João e o caixão na sala de casa durante o seu próprio velório (Foto: Blog do Anderson) Na manhã de hoje, acreditando na informação que já havia se espalhado entre os conhecidos de seu João, e sem que ninguém tivesse reconhecido o corpo, a família organizou o velório, comprou o caixão e reuniu os cinco filhos e outros parentes. Mesmo separado, a ex-mulher do aposentado abriu a casa para receber o caixão do ex como última honraria. O mistério só começou a ser resolvido quando abriram a tampa do caixão. Um sinal no rosto do falecido despertou a dúvida dos amigos e familiares. Enquanto uns teimavam em chamar o falecido de João, outros duvidaram. "Eu mesmo achei que não fosse, mas como tinha gente dizendo ter certeza de que era meu pai, fiquei na dúvida", contou Gilberto. Enquanto isso, o funcionário da funerária teimava que o falecido era seu João e que não levaria o caixão de volta para o IML. Desconfiado, um dos filhos de seu João decidiu sair à procura do pai pela cidade. Seu João, enfim, foi encontrado na Casa do Andarilho, local onde moradores de rua e outras pessoas costumam passar a noite. "Quando meu pai chegou foi tanto choro. Mais ainda do que antes", disse Gilberto. Foto: Blog do Anderson Centenas de pessoas que nem souberam da morte de seu João, agora sabiam que ele havia ressuscitado, e foram para o bairro Campinhos, em Conquista. Por volta das 17h deste sábado (8), seu João foi visto pela última vez subindo em um caminhão para desfilar 'Vivinho da Silva' pelas ruas do bairro. Caixão, coroas de flores e velas foram devolvidas. "Logo que meu pai chegou, a funerária já foi levando o corpo do homem de volta. Nem sabemos quem é ele", disse Gilberto. O Correio24horas não conseguiu entrar em contato com o IML de Vitória da Conquista para identificar o homem que foi velado como sendo o aposentado.

Postado por: Flaviano Mendes 08 de Março de 2014, 20:12

Lágrimas de alegria", desabafa compositor do 'Lepo Lepo' em rede Felipe Escandurras, um dos compositores do hit do Carnaval, 'Lepo Lepo',

Lágrimas de alegria
Lágrimas de alegria", desabafa compositor do 'Lepo Lepo' em rede Felipe Escandurras, um dos compositores do hit do Carnaval, 'Lepo Lepo', fez um desabafo emocionado na tarde desta quinta-feira (06). Através do Facebook, o jovem falou sobre a vida difícil que leva desde criança e agradeceu o reconhecimento do Brasil ao 'abraçar' a música que fez sucesso na voz de Márcio Victor, do Psirico. Confira na íntegra o texto: "Eu venho de um beco estreito, que nesse mesmo beco existe viela, pessoas humildes, sonhadoras, guerreiras e sinceras que vive do lado da miséria, longe da inveja. (ANÁLISE Quem nos invejaria !? Morando no beco estreito, sem carro, duro, sem salário, com um teto humilde e divido por uma família inteira vivendo de ajuda de custo? Rs Pois é! Sou do tempo do pão com manteiga e suco kissuky sabe ? O conhecido como "mancha pulmão!?" Krean kraker, Tb do "Ovo" com farinha .. Aquela velha farofa. Sabe o que é dar 10 passos ao sair de casa e lhe dar de frente com uma boca de tráfico ?! E você ter que conviver com isso todos os dias ? Driblar o errado todos os dias ? Não é fácil não", escreveu. "No meio de guerra de traficantes , de abordagem estúpidas de policiais, tiros e tiros.. Ai Deus! Gente, eu presenciei a morte do meu irmão! policiais covardes, eu vi! Com os meus olhos eles atirando em meu irmão, mas enfim. Vou chegar aonde eu quero.. É gente, eu também já fui inúmeras vezes de buzu ou de carona pra porta de estúdio "horas a esperar" artistas pra poder mostrar um pouco do meu trabalho. Muita gente acreditou em mim e, poucos desacreditaram. Ja teve um "artista" renomado no brasil.. Que eu falei que o meu sonho era mostrar um música pra ele e ele respondeu assim: "Não vai realizar". Hoje no repertório dele tem 3 a 4 musicas minha..rs a vida é assim! Eu nunca perdi a minha #Fé não foi fácil galera.. Não foi fácil chegar até aqui", completou. "Eu agradeço do fundo do meu coração a cada um de vocês, #Obrigado aos meus #fãs que fizeram faixas lindas no carnaval para mim ao povo, a minha #Mãe Meu #Pai minha #Família #Amigos ao #Brasil por acolher as minhas composições de uma maneira esplêndida e linda, ao meu maior e todo poderoso #Deus que dedico toda a honra e glória somente a ele. Aos meu parceiro de composição Magno Santann'a. A Banda Psirico ao meu painho Márcio Victor, a todos os artistas que cantaram a toda impressa. A todos os compositores baianos e do brasil. Esse prêmio é nosso galera! #Ganhamos #Ganhamos #Ganhamos #Ganhamos #LepoLepo #MúsicadoCarnavaL #Composição @magnosantanna1 E Filipe_Escandurras Obrigado Jesus Cristo Deus!!! É tudo seu meu Senhor As minhas lágrimas são de alegria", finalizou.

Postado por: Sandra Machado 06 de Março de 2014, 10:09

Programa Mais Médicos recebe 230 profissionais na Bahia

O programa Mais Médicos na Bahia irá contar até a final da manhã desta quinta-feira (6) com o reforço de mais 230 profissionais, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Conforme o órgão, 161 deles chegaram à Base Aérea de Salvador na quarta-feira de cinzas (6). Até o final desta manhã, ainda segundo a Sesab, mais 69 médicos chegam à capital baiana para compor o número total de profissionais que chegam ao estado. Conforme a Sesab, ainda não foram definidas as localidades onde os médicos irão atuar. Até a próxima quarta-feira (13), os profissionais devem receber informações sobre o sistema de saúde do estado, como também treinamento sobre o quadro epidemiológico local. saiba mais Afastado médico cubano suspeito de receitar dose excessiva de remédio Médico cubano suspeito de receitar dose excessiva voltará a atender 'Presteza em não atender de cara feia', diz colega sobre médico cubano Parte dos novatos dos 'Mais Médicos' na BA vai atuar em áreas indígenas Reforço No dia 1º de dezembro de 2013, 183 médicos chegaram à Salvador para atuar em unidades básicas de saúde pelo programa. O grupo se juntou aos 411 médicos que atuam em 170 municípios da Bahia. Os médicos, todos cubanos, foram recebidos na Base Área de Salvador pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros e outros representantes do governo. Interior Os cubanos que atuam na Bahia estão distribuídos nas cidades de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano. Foram cadastradas 317 das 417 cidades baianas, de acordo com dados informado pelo governo estadual. O número representa 76% do total de cidades. Para o Ministério da Saúde, 264 municípios são considerados prioritários, entre eles, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Lapão. A lista completa pode ser acessada no site da pasta

Postado por: Sandra Machado 06 de Março de 2014, 10:05

Motoristas enfrentam fila de até 1h30 no sistema ferry boat, em Salvador

Motoristas enfrentam fila de até 1h30 no sistema ferry boat, em Salvador
Os motoristas que seguem do Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, em direção ao Terminal de São Joaquim, em Salvador, enfrentam uma fila de aproximadamente 1h30 no sistema ferry boat, na manhã desta quinta-feira (6). De acordo com a empresa Internacional Marítima, que administra a travessia, o movimento ainda é reflexo do retorno de passageiros que deixaram a capital baiana para curtir o carnaval no interior do estado e na Ilha de Itaparica. Os pedestres não enfrentam filas. Ainda segundo a Internacional Marítima, os motoristas que seguem de Salvador para a Ilha de Itaparica não encontram problemas para embarque. De acordo com a concessionária, cinco embarcações estão em operação com saídas a cada 30 minutos. São elas: Ivete Sangalo, Anna Nery, Pinheiro, Maria Bethânia e Juracy Magalhães. Lanchas A movimentação de pedestres no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, sentido Terminal Náutico da Bahia, também é intenso na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), 14 embarcações realizam as travessia a cada 15 minutos. O tempo médio da travessia tem durado cerca de 40 minutos. A expectativa da empresa que opera o sistema de transporte é de que o movimento continue intenso nos terminais até o final desta manhã. De Salvador para Mar Grande, não há filas de pedestres.

Postado por: Flaviano Mendes 03 de Março de 2014, 08:13

Mulher é estuprada dentro de van na frente do marido em Alagoas, diz PM

Mulher é estuprada dentro de van na frente do marido em Alagoas, diz PM
Um casal viveu momentos de terror, na noite de sábado (1), dentro de uma van no município de Limoeiro de Anadia, localizado no Agreste alagoano. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a mulher foi estuprada por assaltantes, que também roubaram passageiros e os deixaram amarrados sem roupas em uma estrada vicinal. O veículo saiu do ponto da Rodoviária de Maceió, por volta de 17h em direção a Arapiraca. Nas proximidades do povoado Genipapo, em Limoeiro de Anadia, por volta de 18h30, um dos passageiros pediu para descer. Segundo a PM, quando o veículo parou, outros dois homens armados entraram e anunciaram o assalto. Adolescente é estuprada e mantida em cárcere privado em Maceió O trio teria obrigado o motorista a seguir por uma estrada vicinal. Quando a van parou, eles ordenaram que todos ficassem sem roupas e recolheram pertences e dinheiro. Ainda segundo a polícia, os criminosos estupraram uma mulher, que não teve a identidade revelada, na frente do marido dela. Após a violência sexual, os homens fugiram a pé por um matagal. A polícia foi acionada e, quando chegou ao local, as vítimas estavam amarradas com cordas, do lado de fora do veículo. Elas foram orientadas a prestar queixa na Central de Flagrantes de Arapiraca. A mulher violentada foi encaminhada para a unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, onde recebeu atendimento médico. A Polícia Civil confirmou que as vítimas prestaram queixa na delegacia, mas, até a tarde deste domingo (2), nenhum suspeito havia sido preso.

Postado por: Flaviano Mendes 03 de Março de 2014, 08:08

Salgueiro, Mangueira e Beija-Flor levantam público no 1º dia de desfiles

Salgueiro, Mangueira e Beija-Flor levantam público no 1º dia de desfiles
O primeiro dia do desfile de escolas de samba do Grupo Especial do Rio foi marcado por homenagens à História do Brasil e às tradições herdadas pelos povos africanos. Seis escolas passaram pela Sapucaí entre a noite de domingo (2) e madrugada desta segunda-feira (3): Império da Tijuca, Grande Rio, São Clemente, Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor. Duas delas (Grande Rio e Mangueira) falaram sobre o Descobrimento do Brasil em suas comissões de frente. A cultura africana permeou a maior parte do desfile da Império da Tijuca, mas também foi retratado novamente na Mangueira e no desfile do Salgueiro. Todas as escolas mostraram criatividade na hora de trazer elementos acrobáticos e efeitos especiais. Na São Clemente, até piscinas de plástico subiram nas alegorias. Acrobatas se apresentaram em um canhão humano na Grande Rio. Houve tirolesa na Mangueira e uma artista chegou a "levitar" em uma alegoria do Salgueiro, graças a um truque mecânico. Sem atrasos, os imprevistos foram pequenos: na Mangueira, um carro alto demais ficou entalado na avenida, e acabou com peça arrancada. No Salgueiro, uma das alegorias soltou fumaça, mas não teve os movimentos comprometidos, e um dos carros, dedicado ao elemento fogo, teve problemas na iluminação. A Beija-Flor fechou os desfiles versando sobre comunicação, com homenagem a Boni, ex-diretor da TV Globo, e muitos famosos. Veja a seguir o resumo dos desfiles deste domingo:

Postado por: Flaviano Mendes 03 de Março de 2014, 08:04

Biólogos salvam tubarão enforcado por corda plástica na Austrália

Biólogos salvam tubarão enforcado por corda plástica na Austrália
Um salvamento impressionante. Na costa sudeste da Austrália, um tubarão mangona apareceu enforcado por uma corda plástica. A pele dele já estava cortada, e ele quase não se mexia mais. Essa é uma região muito popular para mergulho e observação da vida marinha. Robert Townsend, o pesquisador que coordenou a operação de resgate, conta que turistas viram o tubarão amarrado e avisaram os biólogos. Começou ali uma incrível operação de resgate. Biólogos usaram um funil de plástico para capturar o animal machucado e levá-lo para a superfície. “O mais problemático é você segurar esse animal de forma que ele não te morda e também pra que ele não se machuque ao se debater. Por isso é que tem aquele tubo plástico. É interessante por isso, limita o espaço do animal e facilita com que você abrace ele com aquele plástico”, explica Marcelo Szpilman, biólogo marinho. Ao lado do barco, em menos de um minuto, com ajuda de uma tesourinha - dessas de escola - os mergulhadores cortaram o plástico e salvaram o tubarão. Depois, o bicho recebeu uma injeção de antibióticos. “As pessoas descartam incorretamente pedaços de plástico e esses pedaços de plástico vão pro mar e acabam matando, prejudicando, várias animais, milhares de animais, aves marinhas, tartarugas, peixes e até os tubarões”. “Poder salvar um animal desses e vê-lo nadar de volta para a natureza é uma das maiores recompensas que se pode ter”, conta o chefe do resgate.

Postado por: Flaviano Mendes 03 de Março de 2014, 08:02

Psicóloga defende tomar decisões importantes antes dos 30 anos

O que fazer da vida? Uma pergunta muito comum entre quem já passou ou vai passar pelos seus vinte e poucos anos. É melhor se dedicar à carreira, construir uma família, continuar na casa dos pais até terminar os estudos? Uma psicóloga garante: o melhor é não perder tempo. Você deve conhecer alguém que tenha 20 e poucos anos. Você deve conhecer gente muito diferente aos 20 e poucos anos. Aline tem 25, já casou, teve o Théo, mora com o marido, Rodolfo, que é bombeiro e tem 26. Bárbara tem 23, já viajou o mundo, começou duas faculdades, não terminou nenhuma, faz vários bicos e namora, mas nada sério. Fique certo que quase todos nesta faixa estão batendo a cabeça com a pergunta: o que eu faço com a minha vida? A psicóloga americana Meg Jay escreveu um livro e ficou famosa por defender uma resposta para o dilema. Veja se concorda: pense num avião prestes a decolar. Nesse momento, um pequeno ajuste na rota pode decidir se ele vai pousar no Recife ou em Manaus. Essa hora da decolagem representaria uma década das nossas vidas - dos 20 aos 30 anos de idade. Os ajustes feitos aqui definirão nossa trajetória. Pelo menos é isso que defende Meg Jay. A palestra que ela deu sobre o assunto correu o mundo. “80% dos momentos definidores de uma vida acontecem antes dos 35 anos”, defende a psicóloga. Não é à toa que tanto psicólogos quanto o IBGE definem a transição para a vida adulta em quatro momentos, rituais de passagem:

Postado por: Jose Ronaldo Cerqueira 03 de Março de 2014, 07:53

Entenda a sequência de falhas que levou Vinícius Romão para a cadeia

Entenda a sequência de falhas que levou Vinícius Romão para a cadeia
O vendedor e figurante de novelas Vinícius Romão e o porteiro Paulo Antônio da Silva são dois inocentes que viveram um pesadelo. Eles foram presos por crimes que não cometeram. Vinícius ficou 16 dias na cadeia. Paulo, cinco anos. O Fantástico investiga: por que erros assim acontecem? “Ele sacou a arma, apontou pra mim e disse: ‘sou policial civil, cadê a bolsa, cadê a bolsa?’ Os carros passavam e falavam ‘vagabundo, vagabundo’. Eu falei que eles estavam enganados, que eles tinham pego o cara errado”, conta Vinícius. Mas não adiantou. Por 16 dias, Vinícius Romão, de 27 anos, ficou preso. Foi acusado de ter roubado a bolsa de uma copeira. Por que apenas o testemunho de uma vítima fez com que Vinícius fosse preso? Houve erro da polícia? O Fantástico foi atrás dessas respostas. Consultamos uma advogada criminal, presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, e um professor de Direito da Universidade Federal Fluminense. Eles apontam a sequência de falhas que levou Vinícius para a cadeia. 10 de fevereiro: Vinícius foi parado pela polícia, logo depois que tinha subido uma escada e já estava em um viaduto no Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Ele tinha saído do trabalho, que fica nessa região. Estava quase chegando na casa dele e a polícia o abordou. “Dona Dalva falou: ‘foi ele, foi ele’. O policial já me rendeu e mandou eu botar a mão pra trás e deitar no chão”, lembra Vinícius. Quando foi parado, ele não reagiu. “Eu sou inocente, não vai ter arma comigo, não vai ter bolsa, não vai ter nada”, disse. 1º erro: o flagrante foi feito sem base na lei Segundo os especialistas consultados pelo Fantástico, isso já poderia descaracterizar a prisão em flagrante. “Quando o Vinícius foi encontrado, não havia com ele nada evidentemente da vítima”, diz a advogada criminal Maíra Fernandes. “Ele não estava sendo perseguido. Quando o policial o aborda, já parte da premissa que ele é o autor do crime com base no testemunho de uma vítima que ainda está nervosa sob efeito do ato violento que acabou de sofrer”, explica o professor de Direito da UFF Nilton César Flores. No programa "Encontro com Fátima Bernardes", da última quinta-feira, Dalva, a vítima do assalto, falou por telefone que Vinícius era muito parecido com o assaltante. “Infelizmente ele era muito idêntico”, disse Dalva. Mas ela explicou que ficou em dúvida durante o reconhecimento.

Postado por: Flaviano Mendes 28 de Fevereiro de 2014, 16:36

Após decisão da Comissão Atlética de Nevada, Belfor deixa o UFC 173

Após decisão da Comissão Atlética de Nevada, Belfor deixa o UFC 173
Vitor Belfort não vai disputar o UFC 173, que acontece no dia 24 de maio, em Las Vegas, no "Memorial Day". A decisão foi tomada pelo próprio atleta, após a Comissão Atlética de Nevada (NSAC) anunciar o banimento do TRT (Tratamento para Reposição de Testosterona) em todos os esportes de luta no estado americano. Belfort, que faz uso da terapia, desistiu de disputar o cinturão dos pesos-médios do UFC contra Chris Weidman. Por meio de um comunicado oficial, ele anunciou a decisão. "A Comissão Atlética de Nevada mudou sua política e não mais licencia lutadores que fazem uso de TRT. Sabendo que outras comissões podem vir a tomar a mesma decisão, vou deixar de fazer o TRT e pretendo competir no MMA sem o tratamento. Dadas as circunstâncias envolvendo a atual norma e a minha próxima luta em maio, decidi não pedir a licença para lutar no estado de Nevada desta vez", declarou. Com a decisão do atleta, O UFC resolveu substituí-lo pelo brasileiro Lyoto Machida. A informação foi confirmada ao programa 'FOX Sports Live'. "Estou muito feliz por ter conquistado a oportunidade de lutar pelo cinturão dos pesos-médios contra Chris Weidman. Vou treinar muito para esta luta", disse Lyoto Machida ao site. Em entrevista à publicação, Chris Weidman também comentou a mudança de adversário. "Machida é um luttador muito perigoso, e sabe o que fazer para ser campeão. Ele sempre esteve no meu radar desde sua chegada aos pesos-médios. Estou ansioso para defender o meu cinturão contra ele em maio", afirmou o campeão.

Postado por: Flaviano Mendes 28 de Fevereiro de 2014, 16:30

Com palestra do Cap. Luiz Braga, Secretaria de Agricultura deu continuidade aos treinamentos dos fiscais da feira, em S.A.JESUS

Com palestra do Cap. Luiz Braga, Secretaria de Agricultura deu continuidade aos treinamentos dos fiscais da feira, em S.A.JESUS
A Secretaria de Agricultura, Comercio, Indústria e Meio Ambiente deu continuidade, na manhã dessa quinta-feira, 27, aos treinamentos dos fiscais que atuam na Feira Livre de Santo Antonio de Jesus. A preparação que, na semana passada, foi iniciada com palestra proferida por Dra. Gilsonilda Correia, Diretora de Comércio e Indústria, teve prosseguimento com a palestra audiovisual a cargo do Cap. Luiz Braga, Cmt. da 1a. Cia de Polícia, instalada na Praça Duque de Caxias e que tem como área de atuação a Feira Livre e todo o centro da cidade. Na sua apresentação, o Cap. Luiz Braga fez uma ampla explanação acerca dos procedimentos que os fiscais devem adotar para uma relação amistosa e eficaz com feirantes e a população que frequenta esse importante espaço de negócios que atrai milhares de pessoas, semanalmente, deste e de outros municípios da região. Dentre os assuntos enfocados, a importância de que todos os prepostos da feira tenham conhecimento acerca do que significa "poder de polícia", em todos seus aspectos. Segundo ele, as ações dos agentes públicos (fiscais da feira) devem estar em consonância com os ditames da legislação municipal, não podendo, entretanto, ir de encontro o que estabelece a lei maior (constituição federal) e que a polícia militar, sempre que for acionada, dará todo apoio diante de determinadas situações", segundo Luiz Braga. Em meio à sua fala, concedeu espaço para que os fiscais pudessem relatar experiências vivenciadas na Feira Livre e, a partir de cada caso, o Capitão estabeleceu correlação com os preceitos da legislação vigente. "A preocupação do governo Humberto Leite é que a relação da administração com os feirantes e a população seja, sempre, respeitosa. Cabe aos fiscais exercerem suas funções com zelo, dedicação e em sintonia com essas premissas estabelecidas pela legislação", afirmou José Carlos Toneto, titular da pasta.

Histórico de Conteudo

Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
Dom